Área dos Associados

Associados

Endereço: Rod. PE 09, Km 5,5 - Porto de Galinhas
Ipojuca-PE   CEP: 55592-000
Fone: (81) 3552-1205
Fax: (81) 3552-1277
E-mail: comercial@portodegalinhas.org.br
Site: www.portodegalinhas.org.br

UNIÃO DE HOTELEIROS ERGUE UM DESTINO

Mais do que uma praia de natureza única, Porto de Galinhas também é famosa pela estrutura para receber o hóspede. Atualmente, a região conta com 16 hotéis de três, quatro e cinco estrelas, resorts e 200 pousadas, que juntos oferecem 13 mil leitos. A ocupação gira em torno de 70% a 80% durante a alta temporada. O crescimento da região começou há 21 anos, quando quatro empresários do setor hoteleiro fundaram a Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG), que tem em seu quadro os melhores empreendimentos do balneário. 

A associação foi criada por Marcos Tiburtius, Massimo Pellitteri (atual vice-presidente), Arthur Maroja (falecido em 1997), Francisco Oliveira (falecido em 2007) e Frederico Loyo (falecido em 2009). Hoje, a diretoria é formada por:

Presidente:
Otaviano Maroja - (BW Solar Porto de Galinhas - Diretor Comercial)
Vice-Presidente:
Marcos Tiburtius - (Village Porto de Galinhas - Diretor)
Diretor Financeiro:
Carmen Loyo - (Marulhos Resort - Diretora)
Diretor Administrativo:
John Davies - (Nannai - Gerente Geral)
Suplente do Diretor Financeiro:
Artur Maroja Filho - (BW Solar Porto de Galinhas - Diretor Operacional)
Suplente do Diretor Administrativo:
Massimo Pellitteri - (Hotel Armação - Diretor)


A AHPG nasceu depois que o número de turistas na região diminuiu em razão de um surto de cólera, em 1992. Na época, em pleno Carnaval, o governo do Estado mandou fechar o acesso às praias da região e, depois de uma semana, descobriu que não havia riscos de contaminação na areia e no mar. Mas já era tarde demais, porque Porto de Galinhas dependia do turismo da alta temporada para sobreviver nos meses seguintes. 

“A associação foi criada para procurar soluções para os problemas da região em conjunto com os poderes públicos estadual e municipal. O objetivo, desde então, é o de divulgar o destino Porto de Galinhas, que deixou de ser uma vila de pescadores isolada e de veraneio apenas para os pernambucanos, para ser visitado por viajantes de várias partes do mundo”, afirma o atual presidente da AHPG e filho de um dos fundadores da entidade, Otaviano Maroja. 

Em 2013, 88% dos visitantes da região são brasileiros, vindos principalmente de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás, e 12% vieram do exterior, de países como Argentina, Uruguai, Chile e Portugal. Segundo o presidente da entidade, 95% dos turistas que viajam para Porto de Galinhas contratam pacotes de operadoras de turismo e agências de viagem.

Segundo Maroja, o primeiro hotel de Porto de Galinhas foi o Best Western Solar Porto de Galinhas, de propriedade de sua família e inaugurado em 1986. A partir de 1988, a região recebeu o Village Porto de Galinhas, Marupiara Porto de Galinhas, Pontal de Ocaporã e Armação. Juntos, eles ofereciam cerca de 300 leitos.

Após a fundação da AHPG, o trabalho de divulgação do destino em feiras de negócios do setor e junto ao trade de turismo foram intensificados, o que contribuiu para o aumento da capacidade da rede existente. Em 2000 e 2001, foram inaugurados o Summerville Beach Resort e Nannai Beach Resort, o que iniciou uma nova etapa no desenvolvimento de Porto de Galinhas.

Solicitar Serviço