Área dos Associados

Notícias

FHAN discutiu tendências e turismo corporativo no primeiro dia da HFN

Com espaço interativo e trocas de experiências, a HFN - Hotel & Food Nordeste deu o ponto pé inicial a sua grade de programação, nesta quarta-feira (6), no Centro de Convenções de Pernambuco. No seu primeiro dia de evento, a feira reuniu compradores e fornecedores de produtos especializados em hospedagem para discutir praticidade, tecnologia e desafios do setor, sob uma ótica humanizada. A HFN teve início nesta quarta e vai até a próxima sexta-feira (8). 
O Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste (FHAN) é realizado pela ABIH-PE com curadoria do Hotelier News, apoio da FBHA - Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco. A palestra de abertura do FHAN foi Turismo Corporativo, conduzida pelo diretor executivo da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), Gervásio Tanabe. 
Na análise feita pelo executivo, para que o turismo corporativo se torne um segmento ainda mais consolidado no mercado, é preciso um olhar mais atento dos fornecedores de serviço sobre os clientes. "O turismo corporativo ainda representa a maior parte das viagens no Brasil, chegando a 65%. Então, o segmento ainda tem um peso muito grande para toda a cadeia empresarial, inclusive, no ramo de hotelaria. É preciso ter planejamento, com um olhar voltado à aproximação dos fornecedores com os clientes, utilizando a tecnologia como meio e não como fim", orientou. 
Além do diretor executivo da Abracorp, estiveram à frente da discussão o gerente geral do Ibis Hotel Boa Viagem, Nelson Moreira, e a gestora de Viagens Corporativas do grupo Ser Educacional, Danielle Almeida.  
Outro destaque que recebeu a atenção foi o painel sobre as Tendências do nicho de hospedagem nos próximos anos. A palestra, seguida de uma mesa redonda, destacou a importância do sentimento de pertencimento que o visitante de um hotel deve ter durante o primeiro contato com os gestores, aliado à condição de um empreendimento sustentável. Segundo o diretor executivo do Vivá Resort, Artur Maroja, três pilares são essenciais para o ramo da hotelaria acompanhar as transformações do futuro: sustentabilidade, uso de tecnologia e o desenvolvimento de técnicas que sejam capazes de contribuir com a experiência do cliente. 
"Estamos vivendo mudanças em vários cenários da sociedade. Com a hotelaria não é diferente. É fundamental que o hoteleiro traga o funcionário e o cliente para o seu lado. É preciso formatar o produto de maneira simples e objetiva. O cliente quer ser enxergado no seu individual, então é preciso saber como surpreendê-lo. É dessa forma que o hotel consegue se diferenciar", finalizou. 
A HFN está em sua segunda edição e é realizada pela Insight Feiras & Negócios com a Abrasel em Pernambuco e a ABIH-PE com patrocínio ouro da CNC, patrocínio Prata do Banco do Nordeste, patrocínio bronze da Prefeitura do Recife e patrocínio apoio do PagSeguro, além de apoio institucional do Sebrae e do Governo de Pernambuco. A feira contempla os principais fornecedores de equipamentos, serviços, tecnologia e produtos de hospedagem, food service, padarias e similares.
www.hfne.com.br