Área dos Associados

Pernambuco

O Estado de Pernambuco

Pernambuco é multicultural. Portugueses, holandeses, negros, índios. Todos contribuíram para formar essa massa cultural tão diversa. Encontra-se de tudo em Pernambuco. Gente de todos os tipos.

Lugares para todos os gostos. Espaço e público para todo tipo de manifestação. E soma-se a isso uma admirável beleza natural. Igualmente plural do litoral ao sertão: cidades de arquitetura colonial, praias ainda quase nativas, cultura em toda parte.

Seja a passeio ou a negócios, quem vem a Pernambuco sempre se surpreende. Seja com a natureza exuberante, com as belas cidades ou com a excelente infraestrutura para receber o visitante. A hotelaria pernambucana se destaca pela quantidade e diversidade de equipamentos, de aconchegantes pousadas a hotéis de luxo. Nosso polo gastronômico é o primeiro do nordeste, onde a sofisticada culinária internacional recebe os toques regionais dos famosos chefes pernambucanos.

Localização

Coração do nordeste do Brasil, fácil acesso para o continente norte-americano e europeu.

EXTENSÃO TERRITORIAL - 98.938 KM²

POPULAÇÃO - 9.277.727

FUSO HORÁRIO - 3 GMT

TEMPERATURA MÉDIA - 26°C

CLIMA - Tropical quente e úmido no litoral e na Zona da Mata, semiárido no Agreste e no Sertão.

A Cidade do Recife

Aqui você encontrará cultura, história, gastronomia e alegria em um só lugar.

Porta de entrada do Nordeste brasileiro, Recife além de belas paisagens - com pontes e rios cortando toda a cidade, atrai milhares de turistas todos os anos. Rica em manifestações culturais e folclóricas, suas raízes estão sempre traduzidas em sua essência artística e preservadas como importante patrimônio.

Em grandes eventos como seu famoso Carnaval, o som do frevo arrasta multidões embalando o desfile de blocos e troças, que se misturam a outros ritmos como maracatu, caboclinho, forró, ciranda, coco de roda e até mesmo música eletrônica. O grande destaque é o Galo da Madrugada - reconhecido como o maior bloco carnavalesco do mundo pelo Guiness Book - que entoa pelas ruas do Bairro de São José, há 36 anos: “Ei pessoal, vem moçada! Carnaval começa no Galo da Madrugada”.

O São João é outro evento com inúmeras atrações nos principais polos dos festejos juninos: Sítio da Trindade, Parque Dona Lindu, Pátio de São Pedro, Rua da Moeda e Praça do Arsenal. Arraste o pé ao som da zabumba e sanfona e vivencie de perto esta tradição.

Mas não só de festa vive Recife. Com mais de 1,5 milhão de habitantes, a região metropolitana da capital pernambucana tem um aglomerado econômico de grande densidade e liderança regional, abrigando as principais indústrias do Estado e consolidando-se como um moderno polo de serviços. Recife é considerado o primeiro polo gastronômico do Nordeste, o segundo polo médico do Brasil, além de abrigar o maior parque tecnológico do País, conhecido como Porto Digital.

Recife é tudo isso. Bela por natureza. E cheia de personalidade.

Geografia

Composto por planícies e serras, Pernambuco registra áreas geograficamente bem demarcadas.

Com 98.311 km², Pernambuco é um dos 27 estados brasileiros. Localizado no centro leste da Região Nordeste, tem sua costa banhada pelo Oceano Atlântico. O estado faz limite com a Paraíba, Ceará, Alagoas, Bahia e Piauí. Também faz parte do território pernambucano, o arquipélago de Fernando de Noronha, a 545 km da costa. São 185 municípios - com um total de 8.796.032 habitantes - e tem a cidade do Recife como sua capital.

Apesar de ser um dos menores estados da Federação em extensão territorial, o estado possui paisagens variadas: serras, planaltos, brejos, semi-aridez no interior, e belíssimas praias. O relevo é linear em sua maioria, sendo de planície litorânea - com alguns pontos, sobretudo no Recife, no nível do mar - e, à medida que vai se entrando para o interior, tem picos de montanhas que ultrapassam os 1000 metros de altitude.

A Zona da Mata é marcada por formações onduladas, caracterizadas como “domínio dos mares-de-morro”. É lá, inclusive, que na transição com o Agreste é localizada a Serra das Russas que, na verdade, é a borda ocidental do Planalto da Borborema, que corta alguns estados da Região Nordeste. O Agreste localiza-se sobre este planalto, sua altitude média é de 400m, podendo passar dos 1000m nos pontos mais elevados. A estrutura geológica predominante é a cristalina, sendo responsável, junto com o clima semi-árido, por formações abruptas (pedimentos e pediplanos).

No Sertão as cotas altimétricas decrescem em direção ao Rio São Francisco formando, em relação ao Planalto da Borborema, uma área de depressão relativa. As formações geomorfológicas predominantes são os inselbergues, serras e chapadas, estas últimas aparecendo em áreas sedimentares. Na Microrregião do Pajeú, próximo ao Município de Triunfo, localiza-se o Pico do Papagaio com 1.260 metros, no limite com o sudoeste da Paraíba.

No clima, Pernambuco está inserido na Zona Intertropical apresentando predominantemente temperaturas altas, podendo variar no quadro climático devido à interferência do relevo e das massas de ar. No Recife, por exemplo, a temperatura média é de 25ºc, com máximas de 32º. Já em cidades do interior, nos meses de inverno – entre maio e julho – as temperaturas podem baixar consideravelmente, podendo chegar, em alguns locais, até a 8ºc, a exemplo de Triunfo e Garanhuns, Sertão e Agreste respectivamente.

O Estado também é dotado de uma vegetação muito diversificada, com matas, manguezais e cerrados, além da grande presença da caatinga. Na hidrografia, existe a forte presença de rios – sobretudo na Região Metropolitana do Recife (RMR) que conta com 14 municípios. Há, também, muitas barragens de contenção de enchentes e abastecimento populacional como Tapacurá, Carpina, Jucazinho, entre outras. Os principais rios do estado são o Capibaribe e Beberibe, Ipojuca, Uma, Pajeú, Jaboatão e São Francisco, este último extremamente importante do desenvolvimento do Sertão, uma vez que possibilita a distribuição de águas nas regiões secas.

Fonte: Governo do Estado de Pernambuco

Mapa e Fotos

População

O pernambucano é batalhador e por isso vencedor. Uma gente que luta por seus ideais e conquistas. É um estado rico e miscigenado.

Pernambuco é o sétimo estado mais populoso do Brasil, com 8.796.032 habitantes, o que corresponde a aproximadamente 4,6% da população brasileira, distribuídos em 185 municípios. Cerca de 80,2% dos habitantes do estado moram em zonas urbanas. A densidade demográfica estadual é de 89,5 hab./km². Conforme dados do IBGE, a composição étnica da população pernambucana é constituída por pardos (53,3%), brancos (40,4%), negros (4,9%) e índios (0,5%), de acordo com o Censo 2010 do IBGE.

Os povos e a diversidade caminham de mãos dadas desde o início da formação do Estado de Pernambuco. Heterogeneidade é a palavra que descreve o povo pernambucano. Na sua formação, o Estado teve um elevado número de imigrantes. São portugueses, italianos, espanhóis, árabes, judeus, japoneses, alemães, holandeses e ingleses. Além das fortes influências africana e, claro, indígenas.

Trata-se de um caldeirão cultural de riqueza ímpar, traduzida no jeito de ser de uma gente que aprendeu, desde sempre, a lutar por liberdade. O espírito guerreiro e o amor pela terra vêm desde os primórdios. Foi esta garra que fez com que os pernambucanos se unissem para derrubar o domínio holandês no estado em 1645, quando teve início a Insurreição Pernambucana. O movimento foi o responsável pelo começo de um sentimento conhecido como pernambucanidade.

Povo festeiro, acolhedor e trabalhador, dedicado à arte de receber bem e de cultivar as tradições. Este é o pernambucano. Que tem orgulho de carregar a bandeira do Estado no peito, símbolo maior dessa cultura. Mas esse estado não é apenas a tradição: é também o espaço da modernidade e das expressões contemporâneas no campo das artes, da tecnologia, da arquitetura, da música, da dança, do teatro, da culinária.

Fonte: Governo do Estado de Pernambuco

Cultura

Nossa cultura é rica, verdadeira referência para o mundo. São muitos os movimentos - maracatu, frevo, caboclinho, o forró, entre outros - que fazem de Pernambuco um caldeirão cultural.

Pernambuco é, antes de tudo, um estado marcado pela diversidade cultural. E tem uma população que respira e valoriza a sua cultura, passando de geração em geração. Não por acaso, o estado é conhecido no país como um dos que têm a cena cultural mais viva, construída a partir da contribuição de índios, portugueses, holandeses, judeus, africanos, entre outros. É celeiro de poetas, artistas plásticos e músicos reconhecidos em todo mundo, sem falar nos seus movimentos, no carnaval, no São João, em nossa cultura. Isso é Pernambuco.

Fonte: Governo do Estado de Pernambuco

O Turismo no Estado

Uma das principais vocações econômicas do estado, o turismo gera emprego e renda em todas as regiões. São praias paradisíacas, de Norte a Sul, monumentos, cidades, calor e frio. Um estado rico que contempla a todos e recebe seus turistas sempre com o maior prazer.

Do Litoral ao Sertão, Pernambuco é só beleza. É o destino certo para quem procura o melhor das riquezas naturais do Nordeste, com um extenso e apreciado litoral de águas mornas e cristalinas. Os cenários convidativos de praias paradisíacas como Tamandaré e Porto de Galinhas são apenas alguns dos inúmeros atrativos se sobressai, ainda, na magnitude e importância histórica de suas tradições culturais, como os festejos carnavalescos e juninos.

O litoral com cerca de 187 km de extensão, entre praias e falésias, zonas urbanas e locais praticamente intocados, representa o principal atrativo turístico do Estado. Sem falar no belíssimo arquipélago de Fernando de Noronha, frequentado por brasileiros e estrangeiros durante todas as épocas do ano.

Pernambuco tem umas das igrejas mais antigas do Brasil, localizada no município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. A igreja dedicada a São Cosme e Damião, que data de 1535, faz parte de um Centro Histórico com 396 m² tombados pelo IPHAN. Um dos mais antigos e bem conservados conjuntos arquitetônicos, civil e religioso do Estado.

Ainda na Região Metropolitana do Recife as atrações são inúmeras. O Recife Antigo, bairro mais tradicional da capital pernambucana, polo cultural e de animação, é ponto de visitação imperdível para o turista. São bares, restaurantes, boates, feirinha de artesanato, além do marco zero da cidade e da primeira sinagoga das Américas, a Kahal Zur Israel, construída em 1637 por judeus que vieram de Amsterdã para viver no Recife. A capital do Estado também se destaca pelo pioneirismo na cinematografia e por ser berço de talentos criativos e empreendedores e todos os anos a cidade do Recife se transforma no palco do cinema nacional. No CINE PE são exibidos os melhores filmes brasileiros da temporada e estão presentes cineastas que fizeram nome no cinema nacional, assim como jovens realizadores, produtores, atores e atrizes, uma vitrine da sétima arte que já entrou no calendário nacional.

O Sítio Histórico de Olinda é uma atração à parte para os sedentos de cultura. Um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do país, Olinda recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco, e de primeira capital brasileira da cultura. Os antigos casarios e as charmosas ladeiras contribuem para o charme da cidade, que também é palco de uma das festas mais populares do Brasil: o Carnaval.

No Agreste pernambucano está o paraíso dos esportes radicais. Bonito, com oito quedas d’água que variam de 2 a 30 metros de altura, proporciona aos aventureiros, trilhas, arvorismos, trekkings e rapéis de tirar o fôlego. Formadas pelas águas do Rio Verdinho e riacho Águas Vermelhas, as cachoeiras de Bonito compõem uma das mais belas paisagens do Estado.

Também no agreste pernambucano um dos atrativos é o clima. A cidade de Gravatá, a 80 km do Recife, está a uma altitude de 447 metros. Nos meses de junho e julho, as baixas temperaturas, as atividades que caracterizam a vida no campo e a gastronomia local atraem milhares de visitantes. Nas cidades de maior altitude, no chamado Planalto da Borborema, o frio inspirou eventos culturais como o Festival de Inverno de Garanhuns. O município, a 230 km do Recife, sedia há mais de vinte anos um dos maiores festivais de música do estado.

O sertão do estado também tem um sítio de clima diferenciado. A 1.004 metros de altitude fica a cidade de Triunfo, a mais alta do território pernambucano, onde todos os anos acontece a Festa do Estudante, com grupos de teatro de dança, e o Festival de Cinema, no Cine Teatro Guarany, um prédio tombado pelo patrimônio histórico.

Pernambuco tem ainda a Feira de Caruaru, a maior feira livre do mundo, considerada patrimônio imaterial do Brasil pelo IPHAN; o Teatro de Nova Jerusalém, o maior teatro ao ar livre do mundo onde, todos os anos, é encenado o espetáculo da Paixão de Cristo; o Parque Nacional da Serra do Catimbau, entre o Agreste e o Sertão pernambucano, formado por um complexo de serras, vales e rochas sedimentares, distribuídos em 90 mil hectares, que impressiona pela grandiosidade e primitivismo; a Serra Negra, em Bezerros, situada em uma altitude de 960 metros com temperatura de até 9º C, cercada por uma reserva ecológica, que faz da sua beleza um cenário para cartão postal; o Vale do São Francisco, com suas dezenas de vinícolas, local ideal para os amantes de um bom vinho.

Pernambuco está sempre de braços abertos para receber os turistas. Além da riqueza natural, dispõe de moderna e capacitada rede hoteleira. Sem falar na hospitalidade sem igual do povo pernambucano.

Fonte: Governo do Estado de Pernambuco

Órgãos Oficiais

Telefones Úteis

Recife Convention & Visitors Bureau: + 55 81 3328-8300

Serviço Médico de Urgência (SAMU): 192

Delegacia do Turista: +55 81 3322-4088 / 3322-4867 / 3303-7217

Apoio ao Turista 24 Horas: +55 81 3182-8299

Aeroporto: +55 81 3322-4188

Balcão de Informações da Infraero: +55 81 3322-4353 / 3322-4188

ANVISA Telefone: +55 81 3322-4274

Polícia Federal Telefone: +55 81 3322- 4950 / 3322-4951 / 3322-4948

Terminal Rodoviário TIP: +55 81 3207-1088

Terminal Marítimo de Passageiros de Recife: +55 81 3183.1900

Dicas de Segurança

Pernambuco é um caldeirão de culturas e etnias, um estado único com sua pluralidade. Colonizado por portugueses e holandeses, guarda traços europeus miscigenados aos índios que aqui já viviam e aos negros que também contribuíram com a receita, dando forma à variedade de oportunidades que o Estado oferece.

A natureza exuberante e o bucolismo do interior, as praias e o sol escaldante do litoral, as pontes e os rios que se completam e cortam a cidade, as ladeiras, os casarios, os monumentos, as igrejas e os museus descrevem bem sua riqueza.

Em Pernambuco as misturas se completam. A cultura popular transmitida através de gerações se une a uma moderna infra-estrutura. Uma rede de hotéis de primeiro mundo, restaurantes de excelente qualidade e uma malha aérea eficiente, aliada à localização estratégica do Estado em relaçã

Em Pernambuco as misturas se completam. A cultura popular transmitida através de gerações se une a uma moderna infra-estrutura. Uma rede de hotéis de primeiro mundo, restaurantes de excelente qualidade e uma malha aérea eficiente, aliada à localização estratégica do Estado em relaçã

Em Pernambuco as misturas se completam. A cultura popular transmitida através de gerações se une a uma moderna infra-estrutura. Uma rede de hotéis de primeiro mundo, restaurantes de excelente qualidade e uma malha aérea eficiente, aliada à localização estratégica do Estado em relaçã

Consulados

  • Consulado Geral da República Bolivariana da Venezuela em Recife

    Endereço: Avenida Conselheiro Aguiar, 597 Pina; CEP 51011-031 - Recife – PE

    Telefones: (81) 3131-8150 / 3327-0430 Fax (81) 3131-8150 / 3327-0430

  • Agência Consular Honorária da Suíça em Recife

    Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 694 Peixinhos; CEP 53230-630 - Olinda – PE

    Telefones: (81) 3493-7050 | 3493-7050 Fax (81) 3493-7050 | 3493-7050

  • Consulado da Argentina em Recife

    Endereço: Av. Eng. Domingo Ferreira, 2238 Boa Viagem; CEP 51021-030 - Recife – PE

    Telefones: 3131-9001 Fax 0000-0000

  • Consulado da Itália em Recife

    Endereço: Rua Medusa, 2222 Brasília Teimosa; CEP 51010-030 - Recife – PE

    Telefones: (81) 3466-4200 Fax (81) 3466-4200

  • Consulado de Portugal em Recife

    Endereço: Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 4060 Boa Viagem; CEP 51021-040 - Recife – PE

    Telefones: (81) 3327-1514 Fax (81) 3327-1514

  • Consulado do Japão em Recife

    Endereço: Rua Padre Carapuceiro, 733 Boa Viagem; CEP 51020-280 - Recife – PE

    Telefones: (81) 3207-0190 Fax (81) 3207-0190

  • Consulado dos Estados Unidos em Recife

    Endereço: Rua Gonçalves Maia, 163 Boa |Vista; CEP 50070-060 - Recife – PE

    Telefones: (81) 3416-3096 Fax (81) 3416-3096

  • Consulado Geral da França em Recife

    Endereço: Avenida Conselheiro Aguiar, 2333 Boa Viagem; CEP 51020-020 - Recife – PE

    Telefones: (81) 465-3290 Fax (81) 465-3290

  • Consulado Honorário da Albânia em Recife

    Endereço: Rua Florianópolis, 1654 Jaqueira; CEP 52050-120 - Recife – PE

    Telefones: 3441-5606 Fax 3441-5606

  • Consulado Honorário da Áustria em Recife

    Endereço: Avenida Governador Agamenon Magalhães, 2790 Espinheiro; CEP 52020-000 - Recife – PE

    Telefones: 3231-3938 Fax 0000-0000

  • Consulado Honorário da Bélgica em Recife

    Endereço: Rua Rosa Amélia da Paz, 388 Piedade; CEP 54410-350 - Jaboatão dos Guararapes – PE

    Telefones: 3223-1001 Fax 0000-0000

  • Consulado Honorário da Colômbia em Recife

    Endereço: Avenida Conselheiro Aguiar, 1555 Boa Viagem; CEP 51111-011 - Recife – PE

    Telefones: (81) 3465-9995 Fax (81) 3465-9995

  • Consulado Honorário da Dinamarca em Recife

    Endereço: Rua Antônio Lumack do Monte, 96 Boa Viagem; CEP 51020-350 - Recife – PE

    Telefones: (81) 3466-6466 Fax (81) 3466-6466

  • Consulado Honorário da Eslóvaquia em Recife

    Endereço: Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 3181 Boa Viagem; CEP 51020-035 - Recife – PE

    Telefones: (81) 3328-3213 Fax (81) 3328-3213

  • Consulado Honorário da Espanha em Recife

    Endereço: Rua Padre Carapuceiro, 105 Boa Viagem; CEP 51020-280 - Recife – PE

    Telefones: (81) 3465-7474 Fax (81) 3465-7474

  • Consulado Honorário da Finlândia em Recife

    Endereço: Rua Líbia Castro Assis, 59 Boa Viagem; CEP 51030-410 - Recife – PE

    Telefones: (81) 3462-4254 Fax (81) 3462-4254

  • Consulado Honorário da Grécia em Recife

    Endereço: Rua do Hospício, 202/204 Boa Vista; CEP 50060-080 - Recife – PE

    Telefones: (81) 231-1343/1407 Fax (81) 231-1343/1407

  • Consulado Honorário da Indonésia em Recife

    Endereço: Rua Lemos Torres, 95 Casa Forte; CEP 52060-310 - Recife – PE

    Telefones: (81) 3268-5163 / 3266-8007 Fax (81) 3268-5163 / 3266-8007

  • Consulado Honorário da Nicarágua em Recife

    Endereço: Avenida Visconde de Suassuna, 639 Santo Amaro; CEP 50050-540 - Recife – PE

    Telefones: (81) 3421 4455 Fax (81) 3421 4455

  • Consulado Honorário da República Dominicana em Recife

    Endereço: Rua Florianópolis, 1654 Jaqueira; CEP 52050-120 - Recife – PE

    Telefones: (81) 3441-5606 Fax (81) 3441-5606

  • Consulado Honorário da República Tcheca em Recife

    Endereço: Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 2391 Boa Viagem; CEP 51020-031 - Recife – PE

    Telefones: (81) 3327-7033 Fax (81) 3327-7033

  • Consulado Honorário da Romênia em Recife

    Endereço: Rua José Bonifácio, 851 Torre; CEP 50710-000 - Recife – PE

    Telefones: (81) 3228-5372 Fax (81) 3228-5372

  • Consulado Honorário da Suécia em Recife

    Endereço: Rua Líbia Castro Assis, 59 Boa Viagem; CEP 51030-410 - Recife – PE

    Telefones: 81) 3462-4254 Fax 81) 3462-4254

  • Consulado Honorário do Chile em Recife

    Endereço: Rua General Joaquim Inácio, 412 Bairro Ilha do Leite ; CEP 50070-270 - Recife – PE

    Telefones: 3421-2244 Fax 0000-0000

  • Consulado Honorário do Haiti em Recife

    Endereço: Rua José Aderval Chaves, 78 Boa Viagem; CEP 51111-030 - Recife – PE

    Telefones: (81) 3227-2744 Fax (81) 3227-2744

  • Consulado Honorário do México em Recife

    Endereço: Rua Aquidabã, 20 Boa Viagem; CEP 51030-280 - Recife – PE

    Telefones: (81) 3083-1760 Fax (81) 3083-1760

  • Consulado Honorário do Panamá em Recife

    Endereço: Rua Mamanguape, 418 Boa Viagem; CEP 51020-250 - Recife – PE

    Telefones: 81) 3325-5161 Fax 81) 3325-5161

  • Consulado Honorário do Paraguai em Recife

    Endereço: Rua Bruno Maia, 181 Graças; CEP 52001-110 - Recife – PE

    Telefones: (81) 3459-1277 Fax (81) 3459-1277

  • Consulado Honorário do Peru em Recife

    Endereço: Rua Mamanguape, 255 Boa Viagem; CEP 51020-250 - Recife – PE

    Telefones: (81) 3327-1178 Fax (81) 3327-1178

  • Consulado Honorário do Uruguai em Olinda

    Endereço: Rua Prudente de Morais, 281 Carmo; CEP 53020-140 - Olinda – PE

    Telefones: (81) 3439-8552 Fax (81) 3439-8552

  • Consulado Honorário dos Páises-Baixos em Recife

    Endereço: Avenida Conselheiro Aguiar, 1472 Boa Viagem; CEP 51111-011 - Recife – PE

    Telefones: (81) 3465-6704 Fax (81) 3465-6704

  • Consulado-Geral da República Federal da Alemanha em Recife

    Endereço: Rua Antônio Lumack do Monte, 128 Boa Viagem; CEP 51020-350 - Recife – PE

    Telefones: 3463-5350 Fax 0000-0000

Informações Úteis

Telefonia/Comunicação

Para ligações internacionais feitas do Recife, discar 00 + 55 + 81 + número de telefone desejado.

Voltagem

A voltagem utilizada no Recife é de 220V com tipo de tomada quadrifásicas.