Pernambuco

O Estado de Pernambuco

O Estado de Pernambuco


Pernambuco é multicultural. Portugueses, holandeses, negros, índios. Todos contribuíram para formar essa massa cultural tão diversa. Encontra-se de tudo em Pernambuco. Gente de todos os tipos.

Lugares para todos os gostos. Espaço e público para todo tipo de manifestação. E soma-se a isso uma admirável beleza natural. Igualmente plural do litoral ao sertão: cidades de arquitetura colonial, praias ainda quase nativas, cultura em toda parte.

Seja a passeio ou a negócios, quem vem a Pernambuco sempre se surpreende. Seja com a natureza exuberante, com as belas cidades ou com a excelente infraestrutura para receber o visitante. A hotelaria pernambucana se destaca pela quantidade e diversidade de equipamentos, de aconchegantes pousadas a hotéis de luxo. Nosso polo gastronômico é o primeiro do nordeste, onde a sofisticada culinária internacional recebe os toques regionais dos famosos chefes pernambucanos.

Localização

Coração do nordeste do Brasil, fácil acesso para o continente norte-americano e europeu.

EXTENSÃO TERRITORIAL - 98.938 KM²

POPULAÇÃO - 9.277.727

FUSO HORÁRIO - 3 GMT

TEMPERATURA MÉDIA - 26°C

CLIMA - Tropical quente e úmido no litoral e na Zona da Mata, semiárido no Agreste e no Sertão.

A Cidade do Recife

Aqui você encontrará cultura, história, gastronomia e alegria em um só lugar.

Porta de entrada do Nordeste brasileiro, Recife além de belas paisagens - com pontes e rios cortando toda a cidade, atrai milhares de turistas todos os anos. Rica em manifestações culturais e folclóricas, suas raízes estão sempre traduzidas em sua essência artística e preservadas como importante patrimônio.

Em grandes eventos como seu famoso Carnaval, o som do frevo arrasta multidões embalando o desfile de blocos e troças, que se misturam a outros ritmos como maracatu, caboclinho, forró, ciranda, coco de roda e até mesmo música eletrônica. O grande destaque é o Galo da Madrugada - reconhecido como o maior bloco carnavalesco do mundo pelo Guiness Book - que entoa pelas ruas do Bairro de São José, há 36 anos: “Ei pessoal, vem moçada! Carnaval começa no Galo da Madrugada”.

O São João é outro evento com inúmeras atrações nos principais polos dos festejos juninos: Sítio da Trindade, Parque Dona Lindu, Pátio de São Pedro, Rua da Moeda e Praça do Arsenal. Arraste o pé ao som da zabumba e sanfona e vivencie de perto esta tradição.

Mas não só de festa vive Recife. Com mais de 1,5 milhão de habitantes, a região metropolitana da capital pernambucana tem um aglomerado econômico de grande densidade e liderança regional, abrigando as principais indústrias do Estado e consolidando-se como um moderno polo de serviços. Recife é considerado o primeiro polo gastronômico do Nordeste, o segundo polo médico do Brasil, além de abrigar o maior parque tecnológico do País, conhecido como Porto Digital.

Recife é tudo isso. Bela por natureza. E cheia de personalidade.

Geografia

Composto por planícies e serras, Pernambuco registra áreas geograficamente bem demarcadas.

Com 98.311 km², Pernambuco é um dos 27 estados brasileiros. Localizado no centro leste da Região Nordeste, tem sua costa banhada pelo Oceano Atlântico. O estado faz limite com a Paraíba, Ceará, Alagoas, Bahia e Piauí. Também faz parte do território pernambucano, o arquipélago de Fernando de Noronha, a 545 km da costa. São 185 municípios - com um total de 8.796.032 habitantes - e tem a cidade do Recife como sua capital.

Apesar de ser um dos menores estados da Federação em extensão territorial, o estado possui paisagens variadas: serras, planaltos, brejos, semi-aridez no interior, e belíssimas praias. O relevo é linear em sua maioria, sendo de planície litorânea - com alguns pontos, sobretudo no Recife, no nível do mar - e, à medida que vai se entrando para o interior, tem picos de montanhas que ultrapassam os 1000 metros de altitude.

A Zona da Mata é marcada por formações onduladas, caracterizadas como “domínio dos mares-de-morro”. É lá, inclusive, que na transição com o Agreste é localizada a Serra das Russas que, na verdade, é a borda ocidental do Planalto da Borborema, que corta alguns estados da Região Nordeste. O Agreste localiza-se sobre este planalto, sua altitude média é de 400m, podendo passar dos 1000m nos pontos mais elevados. A estrutura geológica predominante é a cristalina, sendo responsável, junto com o clima semi-árido, por formações abruptas (pedimentos e pediplanos).

No Sertão as cotas altimétricas decrescem em direção ao Rio São Francisco formando, em relação ao Planalto da Borborema, uma área de depressão relativa. As formações geomorfológicas predominantes são os inselbergues, serras e chapadas, estas últimas aparecendo em áreas sedimentares. Na Microrregião do Pajeú, próximo ao Município de Triunfo, localiza-se o Pico do Papagaio com 1.260 metros, no limite com o sudoeste da Paraíba.

No clima, Pernambuco está inserido na Zona Intertropical apresentando predominantemente temperaturas altas, podendo variar no quadro climático devido à interferência do relevo e das massas de ar. No Recife, por exemplo, a temperatura média é de 25ºc, com máximas de 32º. Já em cidades do interior, nos meses de inverno – entre maio e julho – as temperaturas podem baixar consideravelmente, podendo chegar, em alguns locais, até a 8ºc, a exemplo de Triunfo e Garanhuns, Sertão e Agreste respectivamente.

O Estado também é dotado de uma vegetação muito diversificada, com matas, manguezais e cerrados, além da grande presença da caatinga. Na hidrografia, existe a forte presença de rios – sobretudo na Região Metropolitana do Recife (RMR) que conta com 14 municípios. Há, também, muitas barragens de contenção de enchentes e abastecimento populacional como Tapacurá, Carpina, Jucazinho, entre outras. Os principais rios do estado são o Capibaribe e Beberibe, Ipojuca, Uma, Pajeú, Jaboatão e São Francisco, este último extremamente importante do desenvolvimento do Sertão, uma vez que possibilita a distribuição de águas nas regiões secas.

Fonte: Governo do Estado de Pernambuco

População

O pernambucano é batalhador e por isso vencedor. Uma gente que luta por seus ideais e conquistas. É um estado rico e miscigenado.

Pernambuco é o sétimo estado mais populoso do Brasil, com 8.796.032 habitantes, o que corresponde a aproximadamente 4,6% da população brasileira, distribuídos em 185 municípios. Cerca de 80,2% dos habitantes do estado moram em zonas urbanas. A densidade demográfica estadual é de 89,5 hab./km². Conforme dados do IBGE, a composição étnica da população pernambucana é constituída por pardos (53,3%), brancos (40,4%), negros (4,9%) e índios (0,5%), de acordo com o Censo 2010 do IBGE.

Os povos e a diversidade caminham de mãos dadas desde o início da formação do Estado de Pernambuco. Heterogeneidade é a palavra que descreve o povo pernambucano. Na sua formação, o Estado teve um elevado número de imigrantes. São portugueses, italianos, espanhóis, árabes, judeus, japoneses, alemães, holandeses e ingleses. Além das fortes influências africana e, claro, indígenas.

Trata-se de um caldeirão cultural de riqueza ímpar, traduzida no jeito de ser de uma gente que aprendeu, desde sempre, a lutar por liberdade. O espírito guerreiro e o amor pela terra vêm desde os primórdios. Foi esta garra que fez com que os pernambucanos se unissem para derrubar o domínio holandês no estado em 1645, quando teve início a Insurreição Pernambucana. O movimento foi o responsável pelo começo de um sentimento conhecido como pernambucanidade.

Povo festeiro, acolhedor e trabalhador, dedicado à arte de receber bem e de cultivar as tradições. Este é o pernambucano. Que tem orgulho de carregar a bandeira do Estado no peito, símbolo maior dessa cultura. Mas esse estado não é apenas a tradição: é também o espaço da modernidade e das expressões contemporâneas no campo das artes, da tecnologia, da arquitetura, da música, da dança, do teatro, da culinária.

Fonte: Governo do Estado de Pernambuco

Cultura

Nossa cultura é rica, verdadeira referência para o mundo. São muitos os movimentos - maracatu, frevo, caboclinho, o forró, entre outros - que fazem de Pernambuco um caldeirão cultural.

Pernambuco é, antes de tudo, um estado marcado pela diversidade cultural. E tem uma população que respira e valoriza a sua cultura, passando de geração em geração. Não por acaso, o estado é conhecido no país como um dos que têm a cena cultural mais viva, construída a partir da contribuição de índios, portugueses, holandeses, judeus, africanos, entre outros. É celeiro de poetas, artistas plásticos e músicos reconhecidos em todo mundo, sem falar nos seus movimentos, no carnaval, no São João, em nossa cultura. Isso é Pernambuco.

Fonte: Governo do Estado de Pernambuco

Galeria de fotos

Fotos por: dondinho_